3 de out. de 2007

Notas...

Eu tenho pensado bastante sobre como qualificar, como dar uma nota para um vinho.

Tenho muita dificuldade de fazer isso porque acabo sempre caindo numa armadilha de comparação, que não acredito que seja legal. Não gosto destes sitemas de pontuar vinhos, como se fosse uma ciência.

Cada vinho tem uma característica diferente, tem seu momento de ser degustado, seu prato ideal para acompanhá-lo. É isto que mais gosto sobre vinhos: cada garrafa te dá a oportunidade de descobrir um aroma novo, uma combinação nova de sabores... Cada vinho é, sim, uma experiência.

O mais legal é, justamente, aprendermos a apreciar todos estes diferentes estilos e combinações, sem ficarmos amarrado a uma fórmula óbvia.

Acredito, sim, que existam critérios objetivos para se julgar um vinho. Mas uma vez que estes atributos estão "verificados", o resto é gosto, é sensação, é opinião.

Por outro lado, qualificar um vinho ajuda a lembrar quais você compraria novamente, quais ofereceria para seus amigos e, principalmente, quais não valem a pena ou devem ser evitados.

Estou pensando em usar uma escala assim (vou usar pequenos sóis, em homenágem à videira):

(editado dia 05/03/2008)
Os sóis não funcionam muito bem em alguns browsers, acho que é problema de character set... Pelo bem da compatibilidade, vou alterar par números, mesmo.

1/5 - Prefiro uma Coca-Cola gelada...
2/5 - Se for o que estiverem servindo, aceito um taça. Ah, precisa pagar? Não, obrigado!
3/5 - Valeu pela experiência, talvez compre outra garrafa. Talvez em promoção...
4/5 - Gostei muito. Vale repetir a garrafa e ter em casa para servir aos amigos.
5/5 - Este sim é memorável! Cheio de descobertas, vale sair do caminho para ir buscar.

Com uma escala mais enxuta, pretendo reduzir o efeito "comparação". É claro que existirão vinhos melhores e piores, na minha opinião, com a mesma pontuação. Mas, pelo menos, mantenho uma certa referência e paro de me preocupar com isso!

Um comentário:

  1. Olá Gabriel!

    Parabéns pelo blog! Estou curioso para ler os próximos vinhos...

    Obrigado por responder nossa pergunta, continue participando!

    Gostaria de participar da Confraria de Enoblog? Veja alguns post lá no blog. Qualquer coisa entre em contato.

    Abs.,

    ResponderExcluir