29 de set. de 2007

Rio Sol Cabernet-Shiraz 2004

Este vinho tem sido assunto por aí nos últimos tempos. Inclusive, que me indicou foi um amigo, ou seja, é assunto.


Tem gente falando muito mal, mas acho que é só pra fazer birra com o fato do vinho ter recebido nota boa na Wine Spectator, o que foi mais do que explorado pelos marketeiros do mesmo.


Também não gosto dessas revistas que dão nota para os vinho, como se fosse uma ciência. Mas isso é outro assunto...


Eu paguei R$18,90 no Pão de Açucar, mas o preço costuma ser um pouquinho mais alto.


É um vinho tinto escuro intenso, límpido, com reflexos cor de cereja. Tem bastante viscosidade, com lágrimas (ou "pernas", para os franceses...) longas e finas.


Tem um bouquet bem interessante que não fica somente nas frutas. A presença de frutas escuras como ameixa é bem clara, mas também tem um findo mais adocicado, lembrando compota. Além disso, um aroma vegetal de grama cortada também é bem presente, certamente graças à cabernet. Vem depois um cheiro de pimenta do reino, madeira e baunilha. Enfim, achei bem interessante.


Na boca tem um primeiro ataque forte, com taninos marcantes e bem picantes, mas que é logo substituído pela acidez e o corpo, que preenchem a boca. Não tem muito corpo e tem um final muito adstringente, fazendo salivar. Tem uma persitência vegetal e bastante adstringente, o que não achei particularmente legal. O álcool está bem presente, apesar da baixa gradação.


É definitivamente um vinho melhor de nariz do que de boca.


No geral, me agradou pois gosto de vinhos com taninos firmes. Faltou equilíbrio na boca, a fruta ficou perdida entre o álcool e a acidez.


Acho que vale os R$18,90.


O que mais gostei - do bouquet, com pimenta do reino e vegetal. Gosto de aromas diferentes num vinho. Mas precisava de mais corpo.


2 comentários:

  1. Experimente deixá-lo por uma hora num decantador... dentro da adega e encare-o novamente.

    Fica muito melhor...

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar na próxima, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir