3 de fev. de 2008

San Huberto Bonarda 2006


Esse é o segundo Bonarda argentino que comento aqui, o primeiro foi um Dom Domenico que gostei muito. Esta foi uma das 3 garrafas que ganhei de Natal do meu pai. Adorei o presente! Ele comprou 3 vinhos bem diferentes entre eles, foi uma idéia legal. Este é o primeiro deles.

No copo é um tinto vivo, escuro, um pouco purpura e bem límpido, com reflexos cor de cereja. Muitas lágrimas, finas e longas, não muito lentas. Menção especial à garrafa - de testura fosca - e ao rótulo, muito bonitos.

O aroma predominante é de fruta escura - ameixa - com madeira bem presente e um fundo vegetal, que agrega um pouco de complexidade ao buquet franco e razoavelmente simples. Agradável.

Na boca, tem corpo médio e álcool um pouco excessivo, chegando a incomodar. A acidez é média e os taninos meio amargos, acredito que vindos da própria uva.

Vendo minhas anotações sobre o Dom Domenico, vejo que o álcool e a acidez acentuados são características presentes nos dois vinhos. No caso deste, fica faltando algo para equilibrar o amargo do tanino e o álcool - falta a fruta - deixando este um vinho menos palatável e meio rude.

Preciso dizer que ele evoluiu bem depois de aberto, mas não chegou a perder o amargo do tanino. Acho que acompanha bem um prato de sabor intenso; sozinho não é tão fácil de agradar.

Eu acho que custa uns R$15,00, então não está mal pelo preço.

O que mais gostei - do aroma vegetal, acho legal encontrar isso em um vinho.

8 comentários:

  1. Gabriel, sou fã de vinhos pinot noir. Gosto da idéia do Trivento, mas já comentamos um vinho desta vinícola para a Confraria (10º vinho). Não acha melhor mudar a vinícola?
    No aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, ainda não encontrei o ALAMOS PINOT NOIR 2006, mas darei um jeito. Ótima indicação. Favor comunicar-se com os outros participantes da Confraria. Postagens para 1º de março.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel ...

    Espero que encontre ainda o La Linda Rosé , mesmo que atrasado não deixe de comentar ..

    Abraços,

    Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, acabo de encomendar o vinho que vc indicou, mas da safra 2007. A Mistral, importadora no Brasil, não tem mais o 2006.

    Já comunicou aos demais confrades?

    Abraço.

    VPT

    ResponderExcluir
  5. Olá Confrades,

    Não encontrei a safra 2006, portanto irei comentar a safra 2007.

    Abraços,

    Guilherme

    ResponderExcluir
  6. Para meu gosto a Bonarda combina com spagetthi ao molo bolonhesa bem temperado...

    E gostei muito desta varital da Alamos

    ResponderExcluir
  7. Olá Andreia,
    Obrigado pelo comentário! Eu também gosto bastante da linha Alamos, mas ainda não tomei o Bonarda. Vou procurar.
    Abraço!
    Gabriel

    ResponderExcluir
  8. Estou tomando um bonarda 2007 agora e tive a mesma impressão deste blog. Realmente caí melhor com comida.
    Abs
    Fernando

    ResponderExcluir