1 de mar. de 2008

Alamos Pinot Noir 2007

Este é o vinho do mês da Confraria Brasileira dos Enoblogs. Outros blogs comentando este mesmo vinho podem ser acessados através dos links ao lado.


Este vinho foi escolha minha, para ser o vinho do mês da confraria. Eu gosto muito de Pinot Noir, então procurei uma garrafa que tivesse um preço acessível no mercado brasileiro. Paguei R$26,37 no site da Mistral, mais o frete.

Como disse, adoro Pinot Noir, mas ao mesmo tempo acho que esta é a uva mais propensa a causar graaandes decepções. Mas resolvi arriscar.

Estou contente de dizer que este não me decepcionou.

No copo é um vinho claro, tinto cor grená com reflexos vermelhos muito vivos. Longas pernas e muito finas, correndo rapidamente pelo copo. Um vinho muito bonito.

O bouquet estava, inicialmente, um pouco carregado com aromas vínicos, que logo foram embora, deixando aroma de madeira, frutas vermelhas e um floral muito agradável. Também detectei um pouco de terra ou algo assim, mas no geral o vinho tem um bouquet que me agradou, muito delicado e aberto.

Na boca, a acidez toma conta desde o primeiro contato com a língua, porém não chega a ser agressiva. Na verdade, aos poucos ela vai dando lugar a um sabor levemente adocicado e à textura sedosa e agradável. Tem pouco corpo, como era de se esperar. Os taninos são muito suaves, a retro olfação revela toques de algo como especiarias, cravo, sei lá.

O final é agradável e suavemente adocicado. Deixa a boca limpa e fresca, pronta para outra. Degustei a 18 graus, o que colabora muito para o todo.

Reconheço que pode não ser um vinho muito fácil de agradar, pois tem muita acidez, pouco corpo e pouca concentração. Enfim, mesmo sendo "novo mundo", é um Pinot Noir...

Eu gostei muito, achei o vinho muito bem estruturado, agradável e completo. Talvez possa se beneficiar de uns 2 anos de garrafa, pois tem acidez para isso, e pode desenvolver alguns aromas mais complexos.

Vale os R$26,37.

O que mais gostei - acho que do conjunto.

4 comentários:

  1. Meu caro, sua descrição foi muito bem escrita. A foto também está muito legal. Gostei da sua idéia de fotografar a garrafa e a taça ISO. Nessa última dá pra ver a cor do vinho com muita nitidez. Que tal um fundo branco na próxima? Não vai ficar tão bonita, mas ajudará na identificação visual do vinho.
    Saúde!!

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,

    se respeitarmos um rodízio democrático, o próximo blog a escolher é o LE VIN AU BLOG. Já postei comentário sugerindo que eles escolham.

    Saúde!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive grande interesse nessa linha do Catena Zapata, pelo que vejo todos gostaram, eu não tive como compra-lo mas se um dia a oportunidade surgir, pegarei uma garrafa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego,

    Pode comprar que você não vai se decepcionar... Ao menos que ele esteja bouchonné, como nossos colegas do Le Vin au Blog. Mas aí seria azar demais!

    Abraço!

    ResponderExcluir