14 de mar. de 2008

Emoção! Krug Brut Grande Cuvée

Muita calma... Muuuuita calma...
Ok, aqui está:
A história é a seguinte: há um mês fui viajar para Amsterdam (trabalho) e passei por Glasgow para visitar minha mãe. Uma feliz coincidência permitiu que eu fosse visitá-la justamente no dia do seu aniversário. Assim, comemoramos com bolinho e... "champagninho". Minha mãe tinha ganhado uma garrafa de Krug, ai tomamos essa maravilha para celebrar!

É certamente um dos vinhos mais célebres que já tomei. Certamente um dos melhores, também. Uma experiência fantástica!

Um bouquet extraordinariamente rico, muito frutado, muita madeira, especiarias, toque picante, fundo adocicado de compota. Na boca, um ataque potente, sedoso e fresco. Muita persistência. A cor, se bem me lembro, amarelo vivo, bolhas muito finas e retas.

Não vou ficar aqui tentando escrever notas muito detalhadas, até porque não fiz uma degustação cuidadosa. E até porque, o vinho está além da minha capacidade de apreciá-lo.

Eu queria mesmo era registrar a emoção - porque foi uma emoção! - de provar esse Champagne.

Fui fuçar nos meu livrinhos, ver o que dizem. Primeira coisa que é preciso saber é que Krug, hoje em dia, pertence à LVMH, o que de maneira alguma interfere no que ele é. Pode ser que reduza um pouco o romantismo, ok...

Krug vinifica as uvas em toneis de carvalho, o que não é muito comum e dá ao vinho toda sua nota de madeira, seu corpo e seus taninos.

Ele é produzido com algo em torno de 20 a 50 Crus, quase todos a 100%, ou Grand Crus. E fica maturando por, no mínimo, 6 anos antes do dégorgement, que é quando a garrafa é aberta para se expelir a levedura e preparada para venda. A lei Francesa exige que o champagne fique maturando por, no mínimo, 8 meses, se me lembro bem. Champagnes como Moët ficam uns 12 a 18 meses. Ou seja, 6 anos é bastante.

Fato importante! Champagne não deve ser guardado por muito tempo. Ele pode ficar envelhecendo nas caves do produtor, antes do dégorgement. Depois de dégorgé, aí deve ser tomado logo. Ou seja, tratem de beber logo aqueles que vocês estavam guardando para a visita do papa!

Eu acho muito legal o universo do Champagne... Recomendo a todo mundo uma viagem por lá. Cada vila, chamada de Cru, fica completamente rodeada de vinhedos. Tem uva plantada até no jardim das casas, para não desperdiçar espaço.

As caves de alguns produtores ficam em túneis escavados por monges beneditinos, até pelos romanos! Fico imaginando uma garrafa, como essa Krug que tomei, esperando 6 anos nas caves para ficar pronta.

Enfim, é demais.

Agora é só esperar pela próxima. Quem sabe uma S de Salon... ;)

Minha nota? oras... 5/5

5 comentários:

  1. Confrades,

    Desculpas pela demora em indicar o vinho do mês.

    Gostaríamos de indicar o vinho uruguaio Cisplatino Tannat / Merlot 2005 (Pisano) importado pela Mistral (http://www.mistral.com.br/product.aspx?idDept=0&idProduct=15287).

    Não sei se será fácil encontrar este vinho em todos os lugares. Caso vocês tenham dificuldade podemos mudar a indicação para o brasileiro Dal Pizzol Merlot 2005.

    Aguardo o breve retorno de todos.

    Abs.,

    Le Vin au Blog

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu topo o Cisplatino, está disponível na Mistral então fica fácil de comprar.

    Você confirma?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Confrades

    Apenas para confirmar. O vinho do mês é o Cisplatino Tannat / Merlot 2005 (Pisano) importado pela Mistral.

    Abraços.
    Le Vin au Blog

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, verificando como foram as indicações do vinho do mês, vi que estamos mantendo um rodízio bem democrático e creio que podemos continuar assim.
    Segue sugestão do rodízio:

    - COLHEITA DE VINHOS (abril)
    - VINHO PARA TODOS (maio)
    - DI VINHO VIVER (junho)
    - LE VIN QUOTIDIEN (julho)
    - LE VIN AU BLOG (agosto)

    Depos retornamos ao início.

    Saúde!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vinho para Todos,

    Acho excelente a proposta de rodízio, por mim já podemos decidir desta maneira.

    Acho muito legal estarmos com 5 blogs participando sempre.

    Abraço!

    ResponderExcluir