27 de mar. de 2008

Diego de Almagro Valdepeñas

Este é o segundo vinho que ganhei de Natal do meu Pai. O primeiro comentei aqui.

É um vinho espanhol de uma região chamada Valdepeñas, 100% tempranillo. No copo tem cor vermelho rubi escuro com reflexos um pouco alaranjados, cor de tijolo. Bem límpido com poucas pernas bem transparentes e espaçadas. Pouca viscosidade, um cor bonita.

Acatando a ótima sugestão do amigo do Vinho para Todos, fiz uma foto do vinho no copo sobre fundo branco. Tentei neutralizar ao máximo as cores, acho que está representando bem o que o vinho é.

(dá até pra ver o reflexo alaranjado no fundo do copo, não dá?)

Assim que abri a garrafa, senti na rolha um aroma tostado de café. O aroma se confirmou inicialmente no copo, mas depois evoluiu para um bouquet frutado maduro, de frutas muito escuras, com um fundo adocicado. Leve toque de pimenta do reino, madeira, com o tostado ainda presente. Bem no fundo, um aroma vegetal fresco, meio pimentão vermelho.

Na boca o primeiro ataque foi muito macio com boa acidez e toque picante no céu da boca, lembrando o aroma de pimenta. Retro olfação revelou um aroma gostoso de anis muito claro. O vegetal também estava bem presente.

Fiquei contente ao voltar para meus comentários sobre o outro tempranillo que provei - este aqui - e ver que lá também encontrei Anis, frutas escuras, coisas parecidas. Gostei.

Voltando, de resto o vinho tinha poucos taninos, pouco até demais, e corpo médio. Marca mais pela acidez e estrutura picante e vegetal na boca.

No geral é um vinho agradável com sabor fácil de agradar e combinar com diversos pratos do cotidiano. No nosso caso, acompanhou muito bem Pizza de queijos. Para servir fresco.

Ví que estão trazendo uma versão "Crianza"deste mesmo vinho, acho que vou provar. Vinhos Crianza passam ao menos 1 ano em barris de carvalho, então ele deve ganhar mais corpo e taninos, o que deve contribuir.

Não sei bem quanto custou... Mas adorei o presente!

O que mais gostei - dos aromas de café e anis.

Minha nota: 3.5/5

6 comentários:

  1. Ola Gabriel, essa semana eu procurava um vinho para presentear um parente e após desistir de todos os franceses que eu avaliei acabei por comprar exatamente esse vinho que voce cita...foi uma grata surpresa a um custo baixo 29,00

    grande abraço
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, na verdade o que eu provei foi o Crianza mesmo...2001, acabei comprando mais 2 garrafas

    abs

    ResponderExcluir
  3. Olá, sabem onde encontro o Diego de Almagro em São Paulo - SP para comprar?

    ResponderExcluir
  4. Chantal,o supermercado sonda estará vendendo esta semana (começou hoje 10/07/2012)a sua promoção de vinho e hoje mesmo eu já comprei o meu por R$ 23,98. Este é o preço mais barato que encontrei deste vinho, mas há poucas unidades. Comprei no sonda da pompeia.
    Abraços
    Renato

    ResponderExcluir
  5. Comprei hj (21/07/12) o Crianza 2004 por R$18,98 e o Reserva por R$23,98, aqui no Sonda da Pompéia.

    ResponderExcluir
  6. Paguei 24 reais na promoção do site Evino. Pelo visto, mesmo na promoção, o Evino e careiro...

    ResponderExcluir