31 de mar. de 2008

Cisplatino Tannat & Merlot 2005

Este é o vinho do mês da Confraria Brasileira dos Enoblogs, escolhido pelo Le Vin au Blog. Outros blogs comentando este mesmo vinho podem ser acessados através dos links ao lado, em "eu leio".

Comprei essa garrafa na Mistral, junto com algumas outras que estou ansioso para provar. Custou R$20 e uns quebrados, um preço muito atraente. É o primeiro Uruguaio do meu blog.

Na abertura da garrafa, já deu para sentir que o vinho esbanjaria taninos, pelo aroma na rolha, que é sintética por sinal. Nada contra. No copo, um tinto cor entre rubi e grená muito escuro, com reflexos bem vivos cor de cereja puxando para tijolo. Muitas pernas se formando nas paredes do copo, escorrendo lentamente e tingindo o cristal.

O bouquet tem uma característica principal que eu chamaria de fresco, ou seja, bem seco com certa acidez. É também bastante frutado , lembrando frutas escuras e secas, além de ter um toque picante no nariz. Achei o bouquet razoavelmente simples.

Na boca, o primeiro ataque já mostra a estrutura muito tânica da Tannat, que resseca a língua. Aos poucos, surgem os aromas primários do bouquet, de frutas escuras, no fundo da garganta. Boa acidez, corpo médio e madeira presente, com um pouco de baunilha arredondando o todo. Final médio.

No geral, achei um vinho muito duro, não muito fácil de beber. Deve acompanhar melhor massas ou queijos; no meu caso, com risoto de alcachofras, ficou mais ou menos. Resumindo, não é muito meu estilo.

Não fiquei muito fã, já tive melhores experiências por R$20.

O que mais gostei - parece sacanagem mas não é, o que mais gostei de " la robe", a cor. É bonito mesmo.

Um comentário:

  1. Confrades,

    O Vinho do mês é o Santa Helena Siglo de Oro Cabernet Sauvignon 2006 para postagem dia 1 de Maio.

    Grande abraço,

    Guilherme

    ResponderExcluir