3 de mai. de 2009

Kankura Maillén Chardonnay 2007 com risoto de camarões e manjericão

Comprei este vinho no site da Estação do Vinho e abrimos ele hoje para acompanhar o risoto que fiz no almoço. Paguei R$ 23,00 por esta garrafa.


O vinho é um chardonnay agradável, sem muita pretensão. Tem boa acidez, corpo médio e textura aveludada na língua. Tem toque de madeira nada exagerado, e lembra um pouco manteiga. Final curto, porém agradável, sem deixar gosto amargo como alguns chardonnays.

Já para o risoto, fiz uma receita básica "mediterrânea" com camarões, tomate, ervilha torta, pignoli e manjericão. Imaginei que o vinho acompanharia bem o prato e, no final, o resultado foi melhor do que o esperado! O vinho cresceu muito com o risoto, que também se beneficiou bastante com o vinho.

Um segredinho que acrescetei ao risoto foi um Poivre Long, e acho que este sabor acrescentou demais ao prato e deixou a harmonização ainda mais agrádavel. O sabor picante da pimenta foi bem cortado pela textura do chardonnay e a oleosidade do risto casou bem com a acidez do vinho. Enfim, um casamento feliz!

O vinho valeu os R$ 23,00, e trata-se de uma boa pedida para acompanhar refeições.

O que mais gostei - no vinho, do bom equilíbrio entre acidez e corpo. No risoto, o sabor do Poivre Long foi a grande sacada.

Minha nota: 3.5/5 (para o vinho só, harmonizado melhorou muito)

0 comentarios:

Postar um comentário